top of page
Buscar
  • Foto do escritorDani Laks

COVID 19 NÃO É UMA DOENÇA HEMATOLÓGICA, MAS...

Atualizado: 13 de mai. de 2020

Entenda o que está sendo noticiado sobre hematologia e o COVID-19.



Recentemente a população leiga e também colegas médicos tem comentado e indagado a respeito da relação entre o COVID 19 e a hematologia. Isto decorre do fato da publicação de um estudo realizado pelos chineses da escola de computação, ciência e engenharia na qual foi sugerido que o corona vírus codifica proteínas capazes de interferir na estrutura porfirínica da hemoglobina, que é justamente o local do sangue onde ocorre a ligação com o oxigênio no pulmão. Isto acabaria por levar a isquemia (falta de oxigenação), distúrbio do ferro e lesão do tecido pulmonar que culmina na conhecida síndrome respiratória aguda. Todavia, a pesquisa publicada tem uma série de falhas metodológicas e não foi reproduzida por ninguém. De fato, não pode ser considerada uma publicação relevante.


Então o COVID 19 não é uma doença hematológica, mas... uma série de fenômenos que acontecem na doença envolvem sim a hematologia.

Por exemplo, sabemos que os pacientes com o COVID apresentam um estado de hipercoagulobilidade, risco trombótico aumentado e coagulação intravascular disseminada que foram comprovadas nas autópsias destes pacientes e em exames laboratoriais alterados que denotam um maior risco trombótico como é o caso de um marcador chamado d-dímero. A propósito, a prestigiada revista médica New England Journal of Medicine publica em 28 de abril casos de paciente jovens com a Covid 19 que apresentaram acidentes vasculares encefálicos (derrames). Outro aspecto da doença que envolve o conhecimento do hematologista é a chamada “tempestade de citoquinas”. É um aumento absurdo de produtos inflamatórios que ocorre na forma mais avançada da infecção pelo corona e que também é observada em algumas doenças hematológicas, transplantes de medula óssea complicados e na novíssima terapia com células CAR-T.

Neste sentido, os hematologistas podem ser úteis no auxílio aos intensivistas e infectologistas nesta doença literalmente viral que desafia a humanidade.


Dani Laks

Médico Hematologista – CRM 21941

Professor de Medicina da Universidade Unisinos-RS



63 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page